Plano de aula: Regionalização do Mundo: Países Desenvolvidos, Emergentes e Subdesenvolvidos"



 Plano de Aula: Regionalização do Mundo

Tema: Regionalização do mundo: países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos

Série: Ensino Médio (preferencialmente 2º ou 3º ano)

Duração: 2 aulas de 50 minutos cada

Disciplina: Geografia

Objetivos:

  • Compreender o conceito de regionalização do espaço mundial.

  • Diferenciar países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos a partir de critérios socioeconômicos.

  • Refletir sobre desigualdades globais e seus impactos.

  • Relacionar dados estatísticos (IDH, PIB, expectativa de vida, etc.) à classificação dos países.


Habilidades da BNCC:

  • (EM13CHS102) Analisar processos históricos e geográficos de configuração do mundo atual.

  • (EM13CHS104) Comparar diferentes indicadores socioeconômicos e sua relação com o bem-estar das populações.

  • (EM13CHS301) Analisar as desigualdades sociais, econômicas e políticas entre países e regiões.


Conteúdos:

  • Regionalização do mundo: critérios históricos, econômicos e sociais.

  • Países desenvolvidos: características e exemplos.

  • Países emergentes: BRICS e outros casos.

  • Países subdesenvolvidos: principais características e desafios.


Recursos:

  • Mapa-múndi político e físico.

  • Projetor multimídia ou lousa digital.

  • Cartazes com indicadores socioeconômicos (IDH, PIB per capita, taxa de alfabetização, etc.).

  • Vídeo curto sobre desigualdade global (ex: documentários da ONU, BBC).

  • Planilhas de dados (ONU, Banco Mundial, PNUD).


Metodologia:

Aula: Introdução e Conceituação (50 min)

  • Início (10 min): Dinâmica com perguntas como: "O que é um país desenvolvido para você?" ou "O Brasil é subdesenvolvido?" (brainstorming).

  • Desenvolvimento (30 min): Apresentação dos conceitos de regionalização, características dos países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos. Uso de mapas, gráficos e dados.

  • Atividade (10 min): Em grupos, os alunos escolhem 3 países (1 de cada grupo) e listam suas principais características com base em dados reais.

Aula: Análise e Debate (50 min)

  • Início (10 min): Exibição de um vídeo curto sobre desigualdade global.

  • Desenvolvimento (25 min): Apresentação dos grupos com os países pesquisados e comparação entre eles.

  • Atividade (15 min): Debate orientado: “É possível mudar de categoria? Quais os desafios enfrentados por países subdesenvolvidos?”


Avaliação:

  • Participação nas discussões e atividades em grupo.

  • Qualidade da análise dos países escolhidos.

  • Capacidade de relacionar os dados com os conceitos aprendidos.

Postar um comentário

0 Comentários