Plano de Aula: Regionalização do Mundo
Tema: Regionalização do mundo: países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos
Série: Ensino Médio (preferencialmente 2º ou 3º ano)
Duração: 2 aulas de 50 minutos cada
Disciplina: Geografia
Objetivos:
-
Compreender o conceito de regionalização do espaço mundial.
-
Diferenciar países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos a partir de critérios socioeconômicos.
-
Refletir sobre desigualdades globais e seus impactos.
-
Relacionar dados estatísticos (IDH, PIB, expectativa de vida, etc.) à classificação dos países.
Habilidades da BNCC:
-
(EM13CHS102) Analisar processos históricos e geográficos de configuração do mundo atual.
-
(EM13CHS104) Comparar diferentes indicadores socioeconômicos e sua relação com o bem-estar das populações.
-
(EM13CHS301) Analisar as desigualdades sociais, econômicas e políticas entre países e regiões.
Conteúdos:
-
Regionalização do mundo: critérios históricos, econômicos e sociais.
-
Países desenvolvidos: características e exemplos.
-
Países emergentes: BRICS e outros casos.
-
Países subdesenvolvidos: principais características e desafios.
Recursos:
-
Mapa-múndi político e físico.
-
Projetor multimídia ou lousa digital.
-
Cartazes com indicadores socioeconômicos (IDH, PIB per capita, taxa de alfabetização, etc.).
-
Vídeo curto sobre desigualdade global (ex: documentários da ONU, BBC).
-
Planilhas de dados (ONU, Banco Mundial, PNUD).
Metodologia:
1ª Aula: Introdução e Conceituação (50 min)
-
Início (10 min): Dinâmica com perguntas como: "O que é um país desenvolvido para você?" ou "O Brasil é subdesenvolvido?" (brainstorming).
-
Desenvolvimento (30 min): Apresentação dos conceitos de regionalização, características dos países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos. Uso de mapas, gráficos e dados.
-
Atividade (10 min): Em grupos, os alunos escolhem 3 países (1 de cada grupo) e listam suas principais características com base em dados reais.
2ª Aula: Análise e Debate (50 min)
-
Início (10 min): Exibição de um vídeo curto sobre desigualdade global.
-
Desenvolvimento (25 min): Apresentação dos grupos com os países pesquisados e comparação entre eles.
-
Atividade (15 min): Debate orientado: “É possível mudar de categoria? Quais os desafios enfrentados por países subdesenvolvidos?”
Avaliação:
-
Participação nas discussões e atividades em grupo.
-
Qualidade da análise dos países escolhidos.
-
Capacidade de relacionar os dados com os conceitos aprendidos.
0 Comentários