Escola Municipal Hermenegildo B. de Oliveira
Disciplina: Geografia
Série: 8º ano do vespertino – Aula: 13
Professor: Itamiram Alves (Iram)
Aula semanal: 19 à 23/07/2021
Carga horária: 03 horas aulas
O que é IDH? O Índice de Desenvolvido Humano baseia-se nos parâmetros de saúde, educação e renda para avaliar o desenvolvimento de um país.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda. A utilização de um indicador que envolvesse outras variáveis que não somente a questão econômica ocorreu pela primeira vez em 1990 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esse indicador foi criado pelo paquistanês Mahbub Ul Haq e pelo indiano Amartya Sem.
A utilização das variáveis educação, saúde e renda permite uma comparação com praticamente todos os países do globo e serve de referência para mensurar a resposta de determinado país frente a essas importantes demandas.
O IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos. No mundo, nenhum país possui o IDH zero ou um.
Os países com o IDH mais elevado no ano de 2018 foram:
- Noruega (0,954)
- Suíça (0,946)
- Irlanda (0,942)
- Alemanha e Hong Kong (0,939).
Entre os menores IDHs, estão:
- Níger (0,377)
- República Centro-Africana (0,381)
- Chade (0,401)
- Sudão do Sul (0,413)
- Burundi (0,423).
⇒ O Brasil figura na posição 79ª, com um IDH de 0,761.
Importância dos Indicadores
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baseia-se em três principais indicadores: Educação, Saúde e Renda. A importância desses indicadores é a abrangência que eles possuem, pois, de modo geral, todos os cidadãos de qualquer país, em alguma medida, são alcançados por uma dessas variáveis.
O indicador educação refere-se à quantidade média de anos de estudo de uma população. Entende-se que, quanto maior for o tempo de permanência de uma população na escola, melhores serão as chances de desenvolvimento para esse país. Por outro lado, mostra ainda o comprometimento dos gestores com o futuro de sua nação, na medida em que esse indicador reflete-se diretamente no desenvolvimento das futuras gerações. Assim, as políticas de Estado para matricular todas as crianças e adolescentes nas escolas e diminuir as taxas de evasão e repetência, por exemplo, visam à melhora da posição do país nesse tipo de indicador.
Na variável saúde, avalia-se basicamente a taxa de expectativa de vida dos cidadãos de cada país participante. Entende-se que, quanto maior for essa taxa, melhores serão as condições de vida de seus habitantes. Ações como campanhas de vacinação e educativas sobre saúde, pré-natal, organização de sistemas públicos de saúde, ações de fornecimento de medicamentos, entre outros, colaboram para elevar esse indicador.
No quesito renda, mede-se o valor médio do rendimento dos cidadãos com base na média do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de toda a riqueza produzida por um país em determinado período (normalmente anual) dividida pelo número de habitantes.
Limitações dos indicadores
O índice de desenvolvimento humano (IDH) possui como elementos norteadores os indicadores de saúde (expectativa de vida), educação (anos de escolaridade) e renda (renda per capta), contudo, eles apresentam algumas limitações, que devem ser ponderadas, uma vez que não dialogam com a realidade mais sensível de seus cidadãos, mais especificamente a qualidade dos serviços ofertados na saúde e educação e a desigualdade na distribuição de renda entre as pessoas.
Naturalmente, em uma sociedade em que se vive mais e se passa mais tempo na escola, há um melhor ambiente em relação aos lugares com menor expectativa de vida e escolaridade. Contudo, isso não representa, necessariamente, condições para o desenvolvimento humano, como o índice espera mensurar.
As baixas condições de saúde e educação oferecidas pelos países com os menores indicadores de desenvolvimento humano contrapõem-se aos elevados números obtidos pelos países mais desenvolvidos do globo. Assim, pode-se concluir que ainda que o IDH se proponha a fazer uma avaliação com um menor peso do critério econômico, este se mostra cada vez mais determinante na definição de seus indicadores.
Por Hugo Mota, Graduado em Geografia
Atividade
Nome completo:______________________________________________
Série: 8º ano Turma:___________ Data:______________
Marque a opção correta
1 - Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente:
b) Brasil, Austrália e Japão
A) É um indicador qualitativo de desenvolvimento humano.
B) Analisa cinco parâmetros relacionados à sociedade global.
C) Mede o nível de desigualdade social entre as comunidades.
D) É um indicador quantitativo de desenvolvimento humano.
E) Possui caráter puramente voltado para a economia.
5 - Responda: O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) consiste em um dado que mede a qualidade de vida de uma determinada população. Aponte os critérios adotados para se obter as médias de IDH e os caracterize.
3 Comentários
1LETRA D
ResponderExcluir2LETRA B
3LETRA C
4LETRA D
MANUEL DA COSTA DANTAS 8ANO
MANUEL DA COSTA DANTAS
ResponderExcluir1LETRA D
2LETRA B
3LETRA C
4LETRA D
Aluno: Wanderson Raimundo Rocha de Oliveira
ResponderExcluirTurma: 8°2
1- Letra D
2- Letra B
3- Letra C
4- Letra D