Escola Municipal Hermenegildo B. de Oliveira
Disciplina: Geografia
Série: 8º ano do vespertino – Aula: 09
Professor: Itamiram Alves (Iram)
Aula semanal: 14 à 18/06/2021
Carga horária: 03 horas aulas
O Transporte Marítimo é uma das modalidades dos transportes aquáticos (ou aquaviários) que ocorrem nos mares e oceanos por meio de embarcações (barcos, navios, caravelas, transatlânticos), sendo muito utilizado para o transporte de pessoas e cargas a curtas e longas distâncias.
É o principal tipo de transporte internacional para a comercialização de diversos produtos, onde cerca de 90% das mercadorias são transportadas por vias marítimas.
Vale lembrar que o transporte marítimo é uma das modalidades mais antigas, de forma que foi muito importante desde a Antiguidade para o transporte de pessoas, bem como para o desenvolvimento do comércio.
Classificação dos transportes marítimos
De acordo com o itinerário realizado, o transporte marítimo pode ser:
- Cabotagem: Também chamado de “Transporte Costeiro”, esse tipo de transporte é doméstico, visto que é realizado somente entre os portos do território nacional.
- Internacional: Também chamado de “Transporte de Longo Percurso”, o nome já indica que a distância é maior, sendo esse transporte realizado entre portos nacionais e internacionais.
Vantagens e desvantagens do transporte marítimo
Embora seja um transporte lento, o transporte marítimo é muito utilizado para transportar cargas, uma vez que suporta grande quantidade e variedades de produtos. Isso por um custo relativamente baixo, em relação a outros meios de transporte, por exemplo, o aéreo.
No tocante as desvantagens do transporte marítimo, podemos citar o tempo elevado de entrega de mercadorias, uma vez que passa pelos portos e alfândegas, distantes dos centros de produção e muitas vezes congestionados, além das chances de danos nas cargas transportadas.
Transporte Marítimo no Brasil
Fundada em 2002, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) é o órgão responsável pela regulação e implementação de políticas públicas na área.
Embora o país possua dimensões continentais e uma extensa costa litorânea, no Brasil, o transporte marítimo sofre com muitos problemas desde os altos custos de transporte, precariedade dos portos, fiscalização, burocracia, dentre outros.
Por esses e outros motivos, ainda é uma modalidade de transporte pouco explorada no país, em comparação aos meios ferroviário e rodoviário.
Portos Marítimos no Brasil
Os portos marítimos são construções realizadas para receber pessoas e mercadorias (exportação e importação), seja em navegação marítima nacional ou internacional.
No Brasil, existem cerca de 40 portos públicos dos quais se destacam:
- Porto de Santos: situado nas cidades litorâneas do estado de São Paulo, Santos e Guarujá, esse é o principal porto do país, o qual apresenta melhor infraestrutura e elevada movimentação, além de ser o maior da América Latina.
- Porto de Itajaí: situado na cidade de Itajaí, no estado de Santa Catarina, é considerado o segundo maior porto do país em relação à movimentação de cargas. Movimenta muitos tipos de mercadorias, com destaque para os frangos congelados (maior porto exportador do Brasil).
- Porto do Rio de Janeiro: também um dos mais movimentados do país, está localizado na Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro. Movimenta grande quantidade e variedade de cargas desde produtos eletrônicos, automobilísticos, siderúrgicos e petroquímicos.
- Porto de Itaguaí: também chamado de “Porto de Sepetiba”, está situado na cidade de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, sendo um dos maiores e mais movimentados portos da América Latina.
- Porto de Vitória: um dos mais importantes do país, esse complexo portuário engloba o Porto de Vitória, Porto de Praia Mole e Porto de Barra do Riacho. Está localizado na capital do estado do Espírito Santo, Vitória, sendo administrado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).
- Porto de Paranaguá: localizado na cidade de Paranaguá, no estado do Paraná, é o maior porto de produtos a granel da América Latina, sendo também o maior do país em exportação de produtos agrícolas, sobretudo da soja.
- Porto de Rio Grande: inaugurado em finais do século XIX, é considerado um dos principais portos da região sul do país, situado na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o qual liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico.
Folha de S. Paulo, 25 dez. 2011 (adaptado).
A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a
a) realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez.
b) dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação.
c) redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento.
d) priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres.
e) estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.
Abra o livro na página 40, visualize o mapa: Transporte Marítimo, e responda as questões 1,2,3,4 e 5
1 Comentários
Aluno:Wanderson Raimundo Rocha de Oliveira
ResponderExcluir1LETRA A
2LETRA C
3-LETRA E