Escola Municipal Hermenegildo B. de Oliveira

Série: 8º  ano do vespertino – Aula: 14

Professor: Itamiram Alves (Iram)

Data: 18/09/2020                      

Carga horária: 03 horas aulas  

                     Regionalização do Espaço Mundial

O mundo habitado pelos seres humanos, no qual eles se organizam e produzem modificações, é o espaço mundial, um espaço amplo que inclui áreas ou regiões muito diferentes entre si.

Como dividir (regionalizar) esse mundo, para melhor estudá-lo e organizá-lo?

Quando observamos o mapa-múndi, vemos que quase toda a superfície da Terra está regionalizada em Estados-nações. Algumas áreas inóspitas, como a Antártica, ainda não foram divididas em países, mas se tornaram áreas de influência de outros países para pesquisas científicas. Essas áreas despertam interesse em vários países do mundo, pela possibilidade de conter matérias-primas como jazidas de petróleo.

Podemos dizer que existem no mundo, aproximadamente, duzentos países, alguns extensos como o Canadá, a China, a Rússia, os Estados Unidos da América e o Brasil, e outros pequenos, como Uruguai, Portugal, Japão e Bélgica e, ainda, os muito pequenos, como Mônaco, Vaticano e Cingapura.

Para estudar o mundo, é comum regionalizá-lo, ou seja, dividi-lo em regiões que tenham características importantes em comum. Para isso, é preciso estabelecer critérios de divisão.

Apesar das diferenças culturais, econômicas, políticas e sociais, sempre existem alguns traços comuns que permitem classificar os países em grupos ou conjuntos regionais.

Os critérios mais utilizados são aqueles que dividem o espaço mundial:

·         em continentes;

·         de acordo com as paisagens naturais;

·         de acordo com o tipo de industrialização desenvolvida pelos países;

·         em países ricos e pobres;

·         de acordo com as grandes associações econômicas e comerciais (blocos regionais ou econômicos);

·         de acordo com a cultura dos povos.

As formas de regionalizar o mundo com base em fatores físicos ou naturais são as divisões por continentes e por paisagens naturais. Ambas se baseiam na natureza, e não na sociedade, porque consideram os elementos naturais como elementos diferenciadores.

A separação da Europa e da Ásia, por exemplo, utiliza critérios étnicos/culturais (forma de colonização, etnias) e critérios de natureza geológica (Montes Urais separando a Rússia asiática da Rússia europeia e o Cáucaso, que separa essa região citada da Ásia).

Os continentes originaram-se, de acordo com a história geológica da Terra, da divisão da superfície terrestre em partes líquidas (oceanos e mares) e partes sólidas (continentes e ilhas).

As paisagens naturais, como a zona temperada, o mundo tropical ou as áreas desérticas, foram criadas pela dinâmica natural: a circulação atmosférica, as relações do clima com o relevo e os solos e a própria distribuição ou regionalização climática.

De acordo com o nível de desenvolvimento, os países também podem ser reunidos em dois grandes grupos: países desenvolvidos (Norte rico) e países subdesenvolvidos (Sul pobre).

Por: Wilson Teixeira Moutinho

 

                                Atividade – nº 14

Nome completo:____________________________________________

Série: 8º ano     Data de entrega: 25/09/2020

Marque a opção correta

1) O espaço geográfico mundial no período da Guerra Fria (1945-1991) estava regionalizado em blocos de acordo com as condições socioeconômicas dos países integrantes e o sistema adotado por influência das superpotências. Desse modo, o mundo estava regionalizado em:
a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)
b) Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo

c) Metrópoles e Colônias
d) Países Centrais e Países Periféricos

2) É correto afirmar que nos países do Norte desenvolvido:
a) Existe uma distribuição equitativa entre população rural e urbana, e a sociedade de consumo é altamente expressiva.
b) O setor primário é altamente avançado tecnologicamente e ocupa uma posição de destaque na economia.
c) O setor secundário da economia substitui o setor terciário como o grande gerador de empregos e rendimentos.
d) A economia está na vanguarda da revolução técnico-científica e os setores de ponta da tecnologia são gerados e aplicados com mais intensidade.

 

3) Convivendo com países com dados antagônicos tais como: rendas per capita superiores a U$ 10.000 e inferiores a U$ 599, taxas de mortalidade inferiores a 6% e superiores a 100% e taxas de analfabetismos que vão de 1% a mais de 50%, este continente, que concentra o maior número de metrópoles do mundo é formado por um mosaico étnico, religioso e cultural com ilhas de desenvolvimento e bolsões de pobreza extremos, na maior concentração populacional do globo.
(Adaptado de Atlas Geopolítico. Scipione. 1996)
As informações acima são referentes à:
a) África
b) Ásia
c) América.
d) Europa.

4) 12) As grandes cidades dos países pobres concentram graves problemas socioambientais, EXCETO:
a) Ausência de rede de esgotos.
b) Precariedade dos transportes públicos.
c) Altos índices de doenças infecto-contagiosas.
d) Aumento dos empregos no mercado formal.