Escola Municipal Hermenegildo B. de Oliveira

Escola Municipal Hermenegildo B. de Oliveira

Série: 8º  ano do vespertino – Aula: 13

Professor: Itamiram Alves (Iram)

Data: 11/09/2020                      

Carga horária: 03 horas aulas    

                 

          ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

Indicador que mede o desenvolvimento humano dos países membros da ONU

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador que mensura o grau de desenvolvimento humano dos países a partir de aspectos como educação, renda e saúde. Trata-se de uma ferramenta utilizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para avaliar todas as nações que são membros da ONU (Organização das Nações Unidas). 

O IDH tem uma importância significativa por permitir que os países identifiquem os quesitos que apresentam algum grau de deficiência e possam, assim, estabelecer estratégias e planos para melhorá-los.

Origem do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq com a colaboração do indiano Amartya Sen, em 1990. Ambos buscavam uma medida que não focasse apenas no lado econômico, mas também no fator humano. 

A partir de então, o IDH passou a ser um dos principais itens do Relatório para o Desenvolvimento Humano (RDH), que é comissionado pelo PNUD. De acordo com o órgão, as pessoas são a riqueza dos países e o desenvolvimento humano tem como base a criação de um ambiente onde possam desenvolver seu potencial.

Os países são avaliados a cada ano e por meio dos resultados obtidos pelo IDH é possível identificar o nível de desenvolvimento humano e socioeconômico de cada nação. Além disso, é por meio desses dados que as agências das Nações Unidas conseguem estabelecer estratégias de ajuda humanitária para as localidades necessitadas.

Critérios de avaliação

A avaliação dos países pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é feito a partir de três critérios: educação, renda e saúde.

 Educação

No critério educação é levado em consideração o tempo médio de estudo de uma população. Portanto, quanto maior for o tempo de permanência das crianças e adolescentes na escola, maior as possibilidade de um país ser desenvolvido.

Esse aspecto mostra também a importância ou não que os governantes dão à educação e, consequentemente, ao futuro de seu país por meio das políticas públicas de incentivo ao estudo, como campanhas e ações para a redução das taxas de repetência e evasão escolar. 

Saúde

A saúde é outro critério avaliado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nesse sentido, é analisada a taxa de expectativa de vida da população, que é influenciada pelo facilidade ou não de acesso aos recursos médicos, bem como tratamentos e outras questões relacionadas ao bem-estar e qualidade de vida.

Se a taxa de expectativa de vida de um país é alta, isso significa que as condições de vida de seus habitantes são boas, que o fornecimento de medicamentos é adequado, que são realizadas campanhas de vacinação, de pré-natal e que a população é bem orientada em relação aos cuidados com a saúde. 

Renda

O IDH também analisa a distribuição de renda dos países a partir do cálculo do valor médio de rendimento de um país, com base na média do Produto Interno Bruto – soma de bens e serviços produzidos em determinado período – dividido pelo número de habitantes. 

Dessa forma, nesse critério são avaliados o nível de consumo, poder aquisitivo e taxa de desemprego. 

Escala do IDH 

A escala do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) varia entre 0,000 – nenhum desenvolvimento humano –, até 1 (taxa de desenvolvimento humano alta). Sendo assim, as nações que possuem uma taxa superior a 0,800 possuem IDH alto, os que apresentam uma taxa entre 0,500 e 0,799 tem IDH mediano e de 0 a 0,499, IDH abaixo da média. 

Importância e críticas ao IDH

O IDH é considerado de extrema relevância por mensurar o nível de desenvolvimento das nações em questões básicas como educação, saúde e renda. Tornou-se referência mundial, principalmente por nortear políticas públicas que auxiliem a desenvolver os aspectos ainda carentes de cada país.

Além disso, outro importante benefício do IDH foi a possibilidade de criação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), que avalia as condições internas de cada país, seus estados e cidades, sendo também uma importante ferramenta para nortear os governantes.

Entretanto, alguns especialistas possuem uma opinião crítica em relação ao IDH, considerando-o limitado por abordar os mesmos aspectos de maneira redundante e excluir aspectos de ordem ambiental. 

IDH dos países

Dados do IDH divulgados pela ONU em 2018 destacam os dez países com os melhores índices. Confira abaixo:

1)    Noruega - 0.953

2)    Suíça - 0.944

3)    Austrália - 0.939

4)    Irlanda - 0.938

5)    Alemanha - 0.936

6)    Islândia - 0.935

7)    Hong Kong - 0.933

8)    Suécia - 0.933

9)    Singapura - 0.932

10)    Holanda - 0.931

Os países que apresentam as menores taxas são os seguintes:

180) Moçambique - 0.437 

181) Libéria - 0.435 

182) Mali - 0.427 

183) Burkina Faso - 0.423 

184) Serra Leoa - 0.419 

185) Burundi - 0.417 

186) Chade - 0.404 

187) Sudão do Sul - 0.388 

188) República Centro-Africana - 0.367 

189) Níger - 0.354

IDH no Brasil

O Brasil faz parte do grupo considerado de “Alto desenvolvimento humano”, ocupando o 79º lugar no IDH, com 0,813. Entre os estados brasileiros, os que se destacaram no PNUD de 2010 foram Distrito Federal (0,874), Santa Catarina (0,840) e São Paulo (0,833) da região centro-oesteregião sul e região sudeste, respectivamente, nas três primeiras colocações.

Com relação aos municípios, São Caetano do Sul/SP (0,862), Águas de São Pedro/ SP (0,854) e Florianópolis/ SC (0,847) ocuparam os três primeiros lugares.

 

                                        Atividade

Nome completo:­­­­­­­­­___________________________________________

Série:__________  Turma:________Data de entrega: 18/09/2020 

 

1 - Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente:

a) Estados Unidos, França e Reino Unido

b) Noruega, Austrália e Islândia

c) Níger, Finlândia e Alemanha

d) Brasil, Austrália e Japão

 

2 - O Brasil apresenta IDH considerado alto (0,813), ocupando a 75° posição no ranking mundial, no entanto, outros quatro países sul-americanos possuem média de IDH superior ao do Brasil. Essas nações são:

a) Chile, Venezuela, Uruguai e Argentina

b) Chile, Argentina, Bolívia e Peru

c) Uruguai, Chile, Colômbia e Venezuela

d) Uruguai, Paraguai, Equador e Argentina

 

3 - Qual o objetivo das médias de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?

 

 4 - Cite os critérios para se estabelecer o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).